21 de maio de 2024

VICKYS SPORTS GASTROPUB

VICKYS SPORTS GASTROPUB FUTEBOL AO VIVO, GASTRONOMIA

Prefeitura programa 49 ações educativas de trânsito na Campanha Maio Amarelo 2024 – Agência de Notícias

3 min read



30 de abril de 2024

16:35

Por: Eduardo Santinon ([email protected])

 

Fotos: Arquivo/Secom

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), definiu um calendário contendo 49 ações educativas de trânsito, todas gratuitas, que vão integrar a Campanha Maio Amarelo 2024. As atividades são diárias e começam nesta quinta-feira (2), prosseguindo até o dia 29 do mês. Ao todo, serão 23 temáticas diferentes, em escolas, entidades e, sobretudo, em locais públicos e pontos estratégicos da cidade.

O “Maio Amarelo” é uma iniciativa anual, instaurada com base em resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de chamar a atenção dos cidadãos sobre a necessidade de todos os agentes que compõem a mobilidade urbana agirem de forma preventiva, tornando o trânsito mais seguro, tanto para motoristas, bem como para pedestres.

A Campanha Maio Amarelo 2024, que também contará, em Sorocaba, com o apoio de equipe da Urbes – Trânsito e Transportes, terá como enfoque principal o público considerado mais vulnerável no trânsito, que é aquele formado por pedestres, ciclistas e motociclistas. Estão programadas palestras, teatros e blitze educativas, além de abordagens no trânsito e distribuição de material informativo.

Alusivo à iniciativa, durante todo o mês, a sede da Semob, assim como a da Urbes – Trânsito e Transportes, estará enfeitada com um dispositivo inflável no formato de um laço amarelo, símbolo da campanha Maio Amarelo.

A primeira atividade educativa ocorre nesta quinta-feira (2), das 19h às 20h. Trata-se da blitz educativa “Motorista x Ciclista”, realizada na faixa de “direita livre” da Avenida Dom Aguirre, junto à Praça Lions, na região central da cidade. Haverá abordagens a motoristas e entrega de folhetos.

Na sexta-feira (6) tem “Motociclista Seguro”, das 8h30 às 11h30, em dois cruzamentos da Avenida Dom Aguirre: junto à Avenida Pereira da Silva e outro nas proximidades da Base do Corpo de Bombeiros, em Santa Rosália. À tarde, das 14h às 17h, também durante o tempo fechado do semáforo, haverá a encenação “Álcool x Direção – Garrafa”, na Avenida Barão de Tatuí, nas esquinas com as Avenidas Juscelino Kubistchek e também da Rua Eulália Silva.

No sábado (4), das 8h às 10h30, acontece o “Pedale Seguro”, uma atividade voltada a ciclistas, na Avenida General Osório, nos arredores da Praça Edmundo Valle. Ao longo do mês, somente em escolas municipais e particulares, estão agendadas 14 atividades, com a apresentação dos teatros de fantoches “Xô acidente” e “Superamarelinho”.

A equipe de Educação para o Trânsito da Semob confirmou a realização de uma atividade inédita, chamada “Pedestre na Praça”, que irá ocorrer na Praça Coronel Fernando Prestes, no dia 10 de maio (sexta-feira), das 9h às 12h e das 14h às 17h. Na ocasião, dois arte-educadores, com materiais de conscientização, vão convidar os pedestres a atravessar corretamente em uma faixa de travessia instalada no meio do logradouro. Haverá, ainda, um terceiro personagem, caracterizado de idoso, para interagir com os pedestres, pedindo ajuda para cruzar o dispositivo de segurança.

Outras ações programadas para maio são: “Celular – Emoji”, “Limite de Velocidade – Pit Stop”, “Motociclista Seguro – Entrega Segura”, “Pare, vai com calma! – Cruzamento Seguro”, “Trânsito Seguro – Dê seta”, “Faixa Viva – Pedestre na faixa”, “Faixa Viva – Entrega de material educativo”, “Faixa Viva – Cones”, “Motociclista Seguro – Blitz”, “Aluno Seguro – Entrega de Material Educativo”, “Palestra – Educação para o trânsito”, “Palestra – Meu tesouro, meu bebê”, “Álcool x Direção – Blitz” e “Cadeirinha/Cinto de segurança – Blitz”.

É possível acompanhar o calendário completo de ações da campanha “Maio Amarelo”, que está disponível nas mídias sociais da Prefeitura de Sorocaba: @prefeituradesorocaba. O contato com a equipe de Educação para o Trânsito da Semob pode ser feito pelo site: www.urbes.com.br. Basta clicar em “Ouvidoria”, selecionar o assunto “Educação para o Trânsito” e em “Abrir Manifestação”, para enviar sua solicitação.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *