Globo vê aumento do interesse no futebol feminino e fará maior cobertura da história na Copa
Globo vê aumento do interesse no futebol feminino e fará maior cobertura da história na Copa
O interesse da emissora na Copa é o auge de um processo que se iniciou nos últimos anos com as transmissões de competições femininas nacionais, como Brasileirão e Supercopa
Detentor dos direitos de transmissão, o Grupo Globo irá transmitir sete partidas do Mundial em canal aberto – o que inclui todos os jogos do Brasil na primeira fase – e 34 em canal fechado
Categorias: Imprensa Esportiva
Por: Agência Estado, 11/07/2023
Globo vê aumento do interesse no futebol feminino e fará maior cobertura da história na Copa
Destaques
Campinas, SP, 11 – Por muito tempo relegada a transmissões ou reportagens protocolares na TV aberta, a Copa do Mundo Feminina terá a partir deste ano uma visibilidade nunca antes vista no País. Detentor dos direitos de transmissão, o Grupo Globo irá transmitir sete partidas do Mundial em canal aberto – o que inclui todos os jogos do Brasil na primeira fase – e 34 em canal fechado. O interesse da emissora na Copa é o auge de um processo que se iniciou nos últimos anos com as transmissões de competições femininas nacionais, como Brasileirão e Supercopa.
O aumento da cobertura do futebol feminino vem de um entendimento com mão dupla. Se por um lado há um desejo maior do público em assistir aos jogos – e maior interesse representa maiores receitas -, por outro as transmissões em canal aberto ajudam a tornar a modalidade mais popular.
“O futebol feminino pra gente é um negócio, claro, mas é muito mais do que um negócio: é um posicionamento. Quando a Globo abraça o futebol feminino, é lógico que a gente está querendo comunicar alguma coisa para a sociedade brasileira, algo relevante”, afirmou Renato Ribeiro, diretor de Produção e Conteúdo de Esporte da Globo.
Ele lembrou os números registrados há quatro anos, no Mundial da França. Na ocasião, mesmo a seleção brasileira chegando à Copa com uma campanha que registrava nove derrotas seguidas, o bom desempenho na primeira fase – aliado à eliminação apenas na prorrogação das oitavas de final, diante das donas da casa – fez o torcedor olhar o futebol feminino com mais interesse.
“A Copa do Mundo de 2019 foi um divisor de águas aqui no Brasil, em termos de engajamento e de audiência. Cito como exemplo a final da Copa, entre Estados Unidos e Holanda; aqui no Brasil, quase 20 milhões de pessoas acompanharam. A Fifa apontou essa nossa audiência, somando Globo e SporTV, como a maior em um único país daquela decisão”, ressaltou Ribeiro.
“Este público (que acompanha o futebol feminino) não é ainda consolidado, tem campo para crescer. E nós sabemos o papel que a gente tem nesse crescimento. Em 2019 a gente subiu o sarrafo, e agora em 2023 temos um papel que acaba mexendo com o mercado brasileiro e jogando os holofotes sobre o futebol feminino. Tem, sim, campo para crescer, tanto na audiência, quanto comercialmente.”
Esse crescimento passa por um maior número de partidas exibidas e equipes de transmissão mais plurais. Em TV aberta, a Globo irá transmitir sete partidas. No SporTV, ao todo serão 34 jogos, números que representam quase o dobro do visto em 2019.
O aumento também será visto no total de mulheres nas transmissões. “Em 2019 nós tínhamos os nossos rapazes e a Ana Thaís (Matos)”, lembrou Joana Thimoteo, diretora de Eventos do Esporte da Globo. “Mas a gente entendeu, desde 2018, que precisávamos trazer mulheres para falar de futebol.”
No Mundial Feminino, o número de mulheres participando das transmissões será bem maior. “A gente aumentou em 61% o nosso cast com esse olhar de diversidade, e especificamente para esta Copa do Mundo, a gente montou equipes mistas, como a gente fez na masculina (no Catar)”, explicou Joana.
“Desde o início a gente pensava em futebol de todos para todos. A gente acredita que o futebol pode ser consumido por mulheres e homens, feminino e masculino. A gente não precisa fazer uma diferença sobre isso”, afirmou a diretora de Eventos do Esporte da emissora. “Investimos em posições estratégicas: a gente trouxe uma narradora, e hoje temos três junto com os narradores. E não é que uma entrou e outro saiu; a gente quer um ambiente em que tenhamos representantes de todos.”
Categorias: Imprensa Esportiva
Por: Agência Estado, 11/07/2023
https://getescort.lat/qztcgjipdzpkvkj Are you ready to find someone who really understands you? Our dating site allows people to connect for lasting relationships. Create connections that go beyond superficial interactions. Meet singles who share your desires and passions. Every meeting could be the beginning of something truly amazing. Safety and privacy are the main focus of our service. Discover the world of dating with innovative and fun tools. Whether it’s love or companionship, find what you’re looking for here. Celebrate the excitement of daily connections. The perfect match is waiting for you to sign up now and see for yourself!