20 de maio de 2024

VICKYS SPORTS GASTROPUB

VICKYS SPORTS GASTROPUB FUTEBOL AO VIVO, GASTRONOMIA

ESPECIAL SELEÇÃO FEMININA: Com primeiro título da Era Pia, relembre 2022

5 min read

ESPECIAL SELEÇÃO FEMININA: Com primeiro título da Era Pia, relembre 2022

Em 2022, a seleção brasileira terminou com superávit em 12 vitórias, três empates e quatro derrotas

A Seleção Brasileira Feminina terminou seu 2022 com título além do saldo positivo em vitórias entre competições e a temporada de amistosos preparatórios para a Copa

Categorias: Seleção Brasileira

Por: Isabela Nicomedes, 31/12/2022

Era Pia da seleção brasileira feminina (Foto: Thais Magalhães/CBF)

Campinas, SP, 31 (AFI) – A Seleção Brasileira Feminina terminou seu 2022 com título além do saldo positivo em vitórias entre competições e a temporada de amistosos preparatórios para a Copa do Mundo Feminina, que vai acontecer no próximo ano. A seleção comandada pela técnica, Pia Sundhage, voltou para o Brasil com a taça da Copa América Feminina.  

Além da competição continental, a Canarinho disputou no começo do ano o Torneio Internacional da França e divididos em duas temporadas fez os Amistosos Femininos, contra seleções que vão para o Mundial da Fifa em 2023. Ao todo foram 10 jogos, sendo seis vitórias, um empate e três derrotas.  

Em 2022, a seleção brasileira terminou com superávit em 12 vitórias, três empates e quatro derrotas.  

Ary Borges foi um dos nomes da seleção em 2022 (Foto: Thais Magalhães/CBF)

TORNEIO INTERNACIONAL DA FRANÇA 

Primeiro compromisso do Brasil na temporada foi disputa do Torneio Internacional da França, que aconteceu entre os dias 16 e 22 de fevereiro. Na competição, a seleção saiu sem vencer alguma equipe participante, tendo sofrido dois empates e uma derrota, com apenas dois gols marcados.  

Na estreia do Torneio, as jogadoras convocadas por Pia enfrentaram a Holanda. Em jogo que começou animado foi perdendo a intensidade conforme o tempo. O primeiro teste terminou empatado, com um gol para cada lado. Marta marcou para o Brasil.  

No segundo jogo da competição, a seleção brasileira perdeu para as anfitriãs. O Brasil abriu o placar, mas viu a França virar a partida no segundo tempo, somando apenas um ponto em seis possíveis.  

Na última partida do Torneio Internacional, o Brasil empatou novamente e se despediu da competição sem vencer. Mesmo no ataque boa parte do tempo, a seleção brasileira não mexeu no placar. O jogo terminou sem gols.  

Brasil no empate com a Holanda no Torneio (Foto: Thais Magalhães/CBF)

AMISTOSOS FEMININOS 

Em abril, o Brasil enfrentou a Espanha e a Hungria e conquistou sua primeira vitória em 2022. Por primeiro a seleção encarou a Espanha e empatou em 1 a 1, com Geyse autora pelo lado do Brasil. Dias depois, venceu a Hungria por 3 a 1. Gabi Nunes, Bia Zaneratto e Debinha marcaram para a seleção brasileira.  

Já nas Datas Fifa em junho, o Brasil perdeu seus dois amistosos. Contra a Dinamarca, a seleção foi superada pelo placar de 2 a 1. Debinha foi quem descontou. E por fim da primeira parte de preparação para a Copa, o Brasil perdeu de 3 a 1 para a Suécia. Debinha de novo.  

COPA AMÉRICA FEMININA 

O Brasil se consagrou campeão da Copa América Feminina de 2022. Em campanha história com invencibilidade em toda a competição, desde a fase de grupos até a final em jogo único, a seleção conquistou seu octacampeonato continental.  

Na primeira fase, o Brasil fez parte do Grupo B que dividiu com Argentina, Venezuela, Uruguai e Peru, enfrentando todos eles, a seleção venceu os jogos sem levar ao menos um gol, marcando 17 vezes.  

Na estreia venceu a Argentina por 4 a 0; na segunda rodada ganhou do Uruguai por 3 a 0; depois superou por 4 a 0 a Venezuela; e no último jogo da Fase de Grupos aplicou uma goleada no Peru, em 6 a 0.  

Na semifinal encarou o segundo colocado do Grupo A, Paraguai. Em jogo dominado pelo Brasil, Ary Borges e Bia Zaneratto marcaram na vitória por 2 a 0 da seleção, que garantiu vaga na final contra a anfitriã da competição: Colômbia.  

Na final, em jogo truncado o Brasil venceu pela vantagem mínima, com gol único de Debinha de pênalti. Com o título, Pia conquistou sua primeira taça no comando da seleção. Em campanha épica, com seis vitórias em seis jogos, o Brasil trouxe o título mais uma vez para o território nacional.   

Seleção brasileira campeã da Copa América (Foto: Thais Magalhães/CBF )

AMISTOSOS FEMININOS PARTE 2

Após o título conquistado na Copa América, a seleção brasileira se concentrou nas últimas Datas Fifa em preparação para a Copa do Mundo de 2023. Na segunda parte dos amistosos, o Brasil enfrentou África do Sul, duas vezes, Noruega, Itália e Canadá, também em ida e volta.  

Em setembro, a seleção venceu com superioridade a África do Sul. No primeiro duelo ganhou por 2 a 0, e depois, goleou a adversário em 6 a 0. Em outubro venceu a Noruega por 4 a 1, e a Itália de 1 a 0. Nos últimos compromissos de 2022, perdeu e ganhou do Canadá. Em novembro, primeiro foi superada por 2 a 1, mas depois devolveu o placar na vitória sobre a seleção canadense.  

SELEÇÃO EM 2023 

Para 2023, o principal compromisso da seleção brasileira é a disputa da Copa do Mundo Feminina. O mundial será realizado na Austrália e Nova Zelândia, com a estreia marcada no dia 20 de julho entre Noruega e Nova Zelândia. A final está prevista para 20 de agosto.  

32 seleções vão entrar na competição pela taça mais desejada do futebol, seja masculino ou feminino, que é o caso. O regulamento será igual a Copa no Catar: oito grupos com quatro equipes, com dois classificados. O Brasil faz parte do Grupo F, onde já tem França e Jamaica, a outra seleção será definida na Repescagem.  

Seleção brasileira feminina se prepara para Copa (Foto: Lucas Figueiredo /CBF)

O que o Brasil pode tirar de 2022 para entrar forte na disputa da Copa no próximo ano é a desenvoltura do time a partir do título da Copa América. A seleção começou o ano com o freio de mão puxado não demonstrando o que pode, como foi visto ao decorrer dos jogos durante a temporada.  

Confira também:

Noticias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *