Fundação Campeões do Amanhã disputa Brasileiro de Triathlon e inova com testes para alunos
A Fundação Campeões do Amanhã, da Prefeitura de João Pessoa, disputou o Campeonato Brasileiro de Triathlon, neste domingo (5), em João Pessoa. Com 13 atletas na disputa, a instituição inovou e fez uma análise bioquímica nos participantes antes e depois da prova. Um dos testes foi de glicemia e também uma avaliação de bioimpedância. Atletas de todo o Brasil participaram das provas na Capital.
“Começamos hoje o protocolo de fazer testes pré-competição e pós-competição para os atletas do triathlon que já fazem parte do alto rendimento. Temos uma equipe multidisciplinar trabalhando em campo junto com os atletas e fazendo a diferença. Conseguimos colher muitos dados que vão auxiliar nas competições futuras. Tenho certeza que vai contribuir muito nos treinamentos e nas competições. Esse é o nosso trabalho de alto rendimento que estamos fazendo”, comentou o presidente da Fundação Campeões do Amanhã, Kaio Márcio.
Os testes com os alunos foram feitos pelos integrantes da equipe de alto rendimento da Fundação Campeões do Amanhã. Segundo o diretor da pasta, Rossini Freire, essas avaliações são feitas com atletas profissionais, mas a entidade sai na frente proporcionando isso às crianças e adolescentes.
“Com os testes vamos começar a interferir também na parte alimentar deles para eles um equilíbrio e saibam competir. Qual o ideal para eles em termos de equilíbrio energético. A partir de agora estamos fazendo essas coletas bioquímicas para poder equilibrar o que falta de algum suplemento. Alguns vão faltar e outros não. Esse controle individual é importantíssimo para o bom rendimento. No alto rendimento para atletas profissionais isso já é mais comum, mas a gente está vendo atletas profissionais participando do triatlo e não estão fazendo. A gente já vai fazer esse procedimento com os nossos atletas que são promissores. A diferença no Brasil é isso. Só fazem em nosso país quando o atleta já é profissional e muitos até nem fazem. Estamos tendo a oportunidade de fazer isso com os nossos futuros atletas profissionais”, disse o diretor de alto rendimento da Fundação Campeões do Amanhã, Rossini Freire.
Desempenho na prova – A Fundação Campeões do Amanhã teve Ana Victoria Machado como o grande destaque após ser 1º lugar geral no feminino no mini sprint. Ela fez as distâncias de 400m de natação, 10km de ciclismo e 2,5km de corrida.
Confira os resultados da Fundação Campeões do Amanhã:
Brasileiro de Aquathlon (1km de natação e 5km de corrida) – 04/10/2025
Giovanna Moura – 2° geral e 1° lugar na categoria 15-16 anos
Tiago Nunes – 3° na categoria 16-17 anos
Brasileiro de Triathlon – domingo 05/10
Feminino Sprint (750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida)
Alícia Xavier – 4° geral e 2º lugar na categoria 14-15 anos
Wemilly Soares – 4º lugar na categoria 14-15 anos
Masculino Sprint (750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida)
Igor Neres – 1º na categoria 18-19 anos e 5º no geral
Victor machado – 2º na categoria 16-17 anos
Kauan Nunes – 3º na categoria 14-15 anos
Jhonas Gabriel – 6º na categoria 14-15 anos
Arthur Liberato – 8º na categoria 14-15 anos
Henrique Iivi – 9º categoria 14-15 anos
Feminino Mini Sprint (400m de natação, 10km de ciclismo e 2,5km de corrida)
Ana Victoria Machado – 1° lugar geral e na categoria 12-13 anos
Masculino Mini Sprint (400m de natação, 10km de ciclismo e 2,5km de corrida)
Talles Nunes – 1º lugar na categoria 13-14 anos
Pedro Mendes – 3º lugar na categoria 13-14 anos