Ícone do site VICKYS SPORTS GASTROPUB

Famílias da Comunidade do ‘S’ assinam contrato do Programa Compra Assistida

Famílias que viviam de forma precária na Comunidade do ‘S’, no Baixo Roger, deram nesta sexta-feira (6) mais um importante passo para uma moradia digna. É que o primeiro grupo de moradores assinou o contrato para a compra de um imóvel escolhido por eles, no bairro que desejam, graças ao Programa Compra Assistida, do Governo Federal e que tem contrapartida da Prefeitura de João Pessoa.

A assinatura dos contratos aconteceu na sede da Secretaria de Habitação Social (Semhab), no bairro de Jaguaribe. O próximo passo para a conquista do imóvel novo é a liberação do recurso e a posse definitiva do imóvel. No total, 60 famílias da Comunidade do ‘S’ serão beneficiadas pelo programa. Outras negociações estão em fase de análise e aguardando a conclusão do processo, que deve ocorrer ainda neste primeiro trimestre.

O Programa Compra Assistida é uma linha de crédito oferecida pelo Governo Federal, através da Caixa Econômica, com contrapartida da Prefeitura, para atender famílias que moram em locais de risco ou em áreas de desapropriação para projetos de urbanização e estejam sendo assistidas pelo programa social do Município.

 “O Compra Assistida permite que as famílias beneficiadas procurem uma casa ou um apartamento que atenda suas necessidades. É feito um levantamento da situação do imóvel e em seguida a negociação é concretizada, com assinatura do contrato, pagamento do valor acertado e tudo sem a família ter nenhuma despesa, recebendo inclusive a escritura do imóvel registrada em cartório”, explicou Socorro Gadellha, secretária de Habitação.

O programa já beneficiou outras 110 famílias do Bairro São José, que escolheram seus imóveis e já estão desfrutando do conforto e da segurança em suas novas moradias.

O secretário executivo de Habitação, Beto Pirulito, afirmou que o Compra Assistida é mais uma ferramenta utilizada pelo Programa Habitacional da Prefeitura de João Pessoa para garantir o direito à moradia da família pessoense e, assim, diminuir o déficit habitacional na cidade. “Nós sabemos que a moradia é o grande patrimônio de uma família, pois garante a estabilidade do lar e a harmonia necessária para enfrentar os desafios que a vida impõe. Para a gestão é uma satisfação saber que estamos dando a essas famílias uma qualidade de vida melhor num ambiente saudável e confortável”, ressaltou.

Uma das famílias beneficiadas com a assinatura do contrato nesta sexta-feira foi a de dona Lindicléia da Silva Pereira, que está adquirindo uma casa no Valentina de Figueiredo, onde vai morar com os três filhos. Ela contou que morou em uma casa em condições precárias na Comunidade do ‘S’ por muitos anos, até que foi removida para a urbanização da área e oferecida a condição de adquirir uma casa pelo Programa Compra assistida. “Eu aceitei imediatamente e agora vou viver numa casa confortável”, comemora a chefe de família.

O corretor de imóveis, Wanderley Peixoto, disse que o Compra Assistida é uma boa opção para as famílias que estão adquirindo uma casa ou apartamento. “Elas têm o direito de escolher o imóvel e o bairro onde vão morar, sem ter despesa e recebendo a escritura. Estou acompanhando sete famílias da Comunidade ‘S’, cujo processo de compra está em negociação”, informou.

Sair da versão mobile