Samu-JP articula socorro e transporte de criança moradora de Caaporã para atendimento na Capital
Emergência
Samu-JP articula socorro e transporte de criança moradora de Caaporã para atendimento na Capital
11/09/2025 |
15:00 |
35
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de João Pessoa (Samu-JP) articulou o socorro e o transporte de um menino de 1 ano e 11 meses, residente no município de Caaporã, com quadro de asma e dispneia grave. A operação para transportar a criança do litoral sul até a capital paraibana para receber a assistência necessária aconteceu nesta quinta-feira (11).
Responsável pela regulação de mais de 60 municípios que integram a 1ª Macrorregião de Saúde da Paraíba, o Samu-JP recebeu a solicitação da base descentralizada do serviço no município de Caaporã para a transferência da criança em estado grave. “Considerando o tempo de resposta e a necessidade de um transporte ágil e seguro, foi articulada, em parceria com o Samu de Recife, a utilização de uma aeronave da Polícia Rodoviária Federal”, explicou Lídia Holanda, coordenadora geral do Samu-JP.
A equipe de socorro deslocou-se até Caaporã, realizou o resgate e transportou o paciente até João Pessoa, com pouso realizado em uma escola da rede privada, localizada na Praça da Independência. Em seguida, o menino foi conduzido pelo Samu-JP ao Hospital Arlinda Marques, da Rede Estadual de Saúde, referência para casos de maior complexidade.
Rebeca Gadelha, enfermeira do Samu-JP que atuou na operação, destacou a importância da colaboração entre os serviços, garantindo um socorro ágil e proporcionando assistência plena à população. “No momento, as condições físicas e clínicas da criança inspiram cuidados. No início da tarde desta quinta-feira, ela está em uso de oxigênio com sinais de desidratação e desnutrição, permanecendo em sala vermelha para receber o melhor atendimento da equipe”, relatou.