2 de agosto de 2025

VICKYS SPORTS GASTROPUB

VICKYS SPORTS GASTROPUB FUTEBOL AO VIVO, GASTRONOMIA

Alta pressão mantém tempo seco em MS, mas frente fria pode provocar mudanças no início da próxima semana

A atuação de um sistema de alta pressão atmosférica mantém o tempo firme em Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (1) e sábado (2). De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), esse sistema inibe a formação de nuvens e a ocorrência de chuvas, favorecendo dias de sol com variação de nebulosidade em todas as regiões do Estado.

A presença de ar seco contribui para a redução significativa dos níveis de umidade relativa do ar, com valores variando entre 15% e 35%. Essa condição representa situação de atenção, e recomenda-se a adoção de medidas preventivas, como a ingestão frequente de líquidos, umidificação dos ambientes e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes do dia.

As temperaturas seguem elevadas em grande parte do Estado. Na região sul, cone-sul e Grande Dourados, as mínimas variam entre 11°C e 19°C, e as máximas entre 28°C e 32°C. Já nas regiões sudoeste e pantaneira, os termômetros podem registrar mínimas entre 18°C e 25°C, com máximas entre 33°C e 35°C. No bolsão, leste e norte, as mínimas ficam entre 12°C e 19°C e as máximas entre 31°C e 35°C. Para Campo Grande, são previstas mínimas entre 16°C e 22°C e máximas entre 31°C e 33°C.

Os ventos predominam do quadrante norte, com velocidades entre 30 km/h e 50 km/h. Em pontos isolados, podem ocorrer rajadas acima desse valor.

Mudanças no tempo podem ocorrer entre a tarde e a noite de sábado (2), com aumento de nebulosidade e possibilidade de chuvas nas regiões sul, sudeste e sudoeste do Estado.

Entre domingo (3) e segunda-feira (4), a previsão indica instabilidades atmosféricas associadas ao avanço de uma frente fria combinada ao transporte de ar quente e úmido. O deslocamento de cavados e áreas de baixa pressão atmosférica deve favorecer o aumento de nuvens e a ocorrência de chuvas em Mato Grosso do Sul. De forma pontual, podem ocorrer tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento. Os maiores acumulados, acima de 30 mm em 24 horas, são previstos para as regiões sul, sudoeste e sudeste.

Com a chegada da frente fria, as temperaturas devem ficar mais amenas, especialmente durante as manhãs da próxima semana. As mínimas previstas para o sul, cone-sul e Grande Dourados variam entre 14°C e 18°C, com máximas entre 19°C e 28°C. No sudoeste e Pantanal, as mínimas devem oscilar entre 17°C e 23°C e as máximas entre 22°C e 31°C. No bolsão, leste e norte, os termômetros devem marcar mínimas entre 14°C e 19°C, e máximas entre 24°C e 32°C. Em Campo Grande, são esperadas mínimas entre 16°C e 20°C, e máximas entre 24°C e 30°C.

Os ventos, que inicialmente atuam do quadrante norte, devem mudar de direção ao longo da segunda-feira, passando a soprar do quadrante sul, com velocidades entre 40 km/h e 60 km/h e possibilidade de rajadas acima de 60 km/h.

Taynara Foglia, Comunicação do Governo de MS
Foto: Bruno Rezende/Secom/Arquivo