Ícone do site VICKYS SPORTS GASTROPUB

S. José entra no ranking de cidades com maior fluxo turístico


S. José entra no ranking de cidades com maior fluxo turístico

José Roberto Amaral


Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

O Ministério do Turismo classificou São José dos Campos como categoria A entre os municípios brasileiros com maior fluxo turístico e empregos no setor.

A atualização da categorização do chamado Mapa do Turismo Brasileiro foi publicada no último dia 18 de dezembro. São José ocupava a categoria B e agora alcançou o nível máximo na classificação. No Estado de São Paulo, apenas outras 29 cidades estão classificadas com padrão A.

Para elaboração do ranking, o Ministério leva em conta, entre outros fatores, o número de visitantes, empregos gerados e a arrecadação de impostos dos municípios com as atividades turísticas.

De acordo com o levantamento, São José dos Campos recebeu em 2024 um total de 109.182 turistas, sendo 83.240 brasileiros e outros 25.942 visitantes estrangeiros.

A cidade possui um total de 59 estabelecimentos para hospedagem e arrecadou R$ 67,2 milhões de impostos relacionados às atividades do setor. O turismo no município emprega diretamente 615 pessoas, de acordo o mapa.

Recursos federais

De acordo com o Ministério do Turismo, o Mapa de Turismo Brasileiro é essencial para monitorar o desempenho da economia do setor nos municípios.

O Mapa também serve como base para políticas públicas e para o direcionamento de verbas federais.

Mantendo a metodologia anterior, que considera informações atualizadas de variáveis e agrupa os municípios em cinco categorias, de “A” a “E”, a nova atualização evidencia o crescimento da atividade turística em diversos municípios brasileiros.

Para integrar o Mapa, o município deve atender critérios como possuir uma secretaria ou departamento de Turismo, contar com uma Lei Orçamentária específica e manter um Conselho Municipal de Turismo ativo, entre outras exigências.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Sair da versão mobile