9 de agosto de 2022

VICKYS SPORTS GASTROPUB

VICKYS SPORTS GASTROPUB FUTEBOL AO VIVO, GASTRONOMIA

Prefeitura e ABL inauguram placas para homenagear Machado de Assis e Austregésilo de Athayde

2 min read

Rio de Janeiro, 22 de julho de 2022, por Priscila Lívia — Saiba no blog Diário prime que a Prefeitura e ABL inauguram placas para homenagear Machado de Assis e Austregésilo de Athayde. Afinal, é de grande importância reconhecer contribuíram para a história da cidade carioca.

Prefeitura e ABL inauguram placas para homenagear Machado de Assis e Austregésilo de Athayde

Nesta última quarta feita (20/07/2022) a Prefeitura do Rio de Janeiro junto com a Academia Brasileira de Letras, instalaram duas placas para homenagear a história de Machado de Assis e Austregésilo de Athayde.

Qual o objetivo dessas placas?

O principal objetivo é contar a história dessas figuras, que marcaram as ruas do Rio com cultura. Desse modo, a população carioca tem acesso a informações importantes em diversos locais.

Afirma Paula Sandroni

“Foi incrível que escolhessem esse dia dos 125 anos da Academia. A gente está muito feliz com esse convênio da Prefeitura com a ABL, valorizando a literatura. A vida toda do meu avô foi essa, jornalismo, literatura e, principalmente, Academia Brasileira de Letras. Então eu tenho certeza de que ele está feliz, assim como todos nós estamos na família”.

Onde foram instaladas as placas?

A placa de Austregésilo de Athayde teve sua placa instalada na sua antiga casa, situada na Rua Cosme Velho, n.º 599. Já a de Machado de Assis sendo fixada na parede do Capitu Café, o que era a sua antiga casa, localizado na Rua Cosme Velho número 174.

Ambas as placas foram fixadas na parte externa da residência. Logo, qualquer um que estiver passando pela rua, poderá parar e ler um pouco sobre a cultura do Rio de Janeiro.

Quem foi Austregésilo de Athayde?

Austregésilo de Athayde foi um jornalista, presidente da ABL no ano de 1959 a 1993. Além disso, ele foi um dos escritores da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Logo, contribuiu para a realização de uma lei fundamental que preserva a dignidade.

Comenta Merval

“A gente escolheu esse dia para homenagear o fundador da Academia e o presidente mais longevo. Austregésilo de Athayde foi um presidente muito importante para a Academia se estabelecer”.

Quem foi Machado de Assis?

Machado de Assis foi uma figura muito importante não só para o Rio, mas como para o Brasil. Ele foi um jornalista, romancista e cronista, ademais e outros, que hoje é um dos maiores contribuintes da cultura brasileira.

Por fim, nascido em 21 de junho de 1839 na cidade do Rio de Janeiro, Machado de Assis, foi fundador da cadeira 23 da ABL. Infelizmente, no ano de 1908, ele deu adeus ao mundo, mas deixou uma herança cultural imensurável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *